quinta-feira, 6 de março de 2014

Ucrânia: Já vi este filme, acabou em Guerra Fria

A notícia está espalhada por todas as TVs do mundo e também na Internet, vou usar aqui a fonte da Globo.com, no animus narrandis fidedigno ao que está no site, para depois comentar o que fora falado e todo este cenário:

“O presidente americano, Barack Obama, falou por telefone durante uma hora com o russo Vladimir Putin na noite desta quinta-feira (6) a respeito da situação na Ucrânia e pediu com urgência paa que ele aceite uma solução diplomática para a atual crise, informou a agência de notícias Reuters citando como fonte a Casa Branca.

Na segunda conversa entre os dois presidentes por telefone nos últimos seis dias, Obama esboçou os termos de um atalho diplomático, promovido por autoridades americanas, que incluem: o retorno das tropas russas para suas bases, a autorização para a entrada de monitores internacionais que garantam os direitos da etnia russa e a autorização de diálogos diretos com a Ucrânia. Obama teria ainda enfatizado que a incursão russa na região autônoma ucraniana da Crimeia é uma violação da integridade soberana e territorial da Ucrânia.” – Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/03/obama-fala-por-uma-hora-com-putin-sobre-situacao-na-ucrania.html

A Criméia teria feito uma votação para a sua união á Rússia, e teriam sido unânimes os favoráveis á isso, mas ainda há votações á serem feitas. A Rússia de Putin teria então mandado tropas para a Ucrânia para resolver o problema, dado o fato de que a Rússia detém o gás fornecido á região, por volta de 30% (digo por volta pois a informação é aproximada) e então tem lá sua influência. E aí os EUA quiseram, “diplomaticamente” resolver o problema, sendo que Putin disse que não tira as tropas, pois é problema deles e eles se resolvem. E a crise só aumenta, a Criméia esta no meio do fogo todo, o povo não consegue entender muito.

Mas meu comentário é o seguinte: Os EUA tiveram seu Vietnã,  já houve a URSS, já pegaram Berlin para “bode expiatório” e testaram o embate mundial Socialismo x Capitalismo, e nem preciso dizer que o Tio Sam ganhou, só que milhares morreram neste processo, e no caso extremo de explodir uma Terceira Guerra Mundial, aí a senhora ONU tem que arregaçar sus manguitas para impedir, pois estes caras tem poder bélico para destruir o mundo várias vezes, e nada me tira da cabeça que a China, que simpatiza com a Rússia, faria outra URSS e daria com os pés no peito dos EUA por se meter onde não devia, e os EUA com orgulho ferido….Vocês já imaginam o que aconteceria. Agora é esperar pra ver, mas já vi este filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário